
O Pavimento Urbano de Concreto (PUC) apresenta uma maior resistência mecânica, menor necessidade de manutenção e maior vida útil, comparado ao tradicional pavimento asfáltico. Devido a esses benefícios, o “PUC é uma realidade nacional”, como afirmou o coordenador técnico da ABESC, Alvaro Barbosa, no evento Symposium Experience Day, no dia 18 de março, em Alegrete, promovido pela ABIFIBRA e UNIPAMPA.
Para assegurar uma adequada execução do PUC, além do emprego de um aditivo especialmente formulado para pavimentos, como os da linha PavCON®, com baixo nível de retardo de pega e rápida liberação para acabamento superficial, um cuidado especial deve ser demandado com a cura.
A cura consiste numa série de medidas para mitigar a retração plástica, caracterizada pela perda de água por evaporação, em especial, na camada mais superficial dos elementos concretados, o que leva à sua fissuração. Esses efeitos são mais pronunciados em regiões com alta temperatura, alta velocidade do vento e baixa umidade.
De acordo com a ABNT NBR 14931:2023, a cura pode ser dividida em primária e secundária. Para cada uma dessas etapas são indicados o uso de agentes de cura, que formam uma película de proteção contra à incidência de sol e vento para combater a retração.
Neste importante evento em Alegrete, o diretor-executivo da ADCO, Ricardo Alencar, teve a oportunidade de apresentar uma palestra sobre “Aditivos e Agentes de Cura” e demonstrar as vantagens do uso do aditivo PavCON® 317-2C em concretagem de PUC, em rua em frete a UNIPAMPA, com concreto da SUPERTEX e execução da Escala Engenharia.
Além dos agentes de cura: TopCON® PUC Inicial, base acrílico, para a cura primária, após o adensamento e sarrafeamento do concreto, antes do alisamento (float) e fim de pega (endurecimento ao tato), auxiliando no acabamento e eliminando a necessidade de molhagem superficial com água e TopCON® PUC Final, base parafina, posteriormente ao serviço de texturizado (vassourada) e desaparecimento do brilho na superfície (água de exsudação).
Foram usados 64 m3 de concreto, com fck de 40 MPa, fckM,k de 4,2 MPa e abatimento classe S 160.
Quer saber mais? Visite nosso site: www.adco.com.br