ADCO realiza demonstração das vantagens da sua linha de aditivo e agentes de cura para o PUC

O Pavimento Urbano de Concreto (PUC) apresenta uma maior resistência mecânica, menor necessidade de manutenção e maior vida útil, comparado ao tradicional pavimento asfáltico. Devido a esses benefícios, o “PUC é uma realidade nacional”, como afirmou o coordenador técnico da ABESC, Alvaro Barbosa, no evento Symposium Experience Day, no dia 18 de março, em Alegrete, promovido pela ABIFIBRA e UNIPAMPA.

Para assegurar uma adequada execução do PUC, além do emprego de um aditivo especialmente formulado para pavimentos, como os da linha PavCON®, com baixo nível de retardo de pega e rápida liberação para acabamento superficial, um cuidado especial deve ser demandado com a cura.

 

A cura consiste numa série de medidas para mitigar a retração plástica, caracterizada pela perda de água por evaporação, em especial, na camada mais superficial dos elementos concretados, o que leva à sua fissuração. Esses efeitos são mais pronunciados em regiões com alta temperatura, alta velocidade do vento e baixa umidade.

De acordo com a ABNT NBR 14931:2023, a cura pode ser dividida em primária e secundária. Para cada uma dessas etapas são indicados o uso de agentes de cura, que formam uma película de proteção contra à incidência de sol e vento para combater a retração.

Neste importante evento em Alegrete, o diretor-executivo da ADCO, Ricardo Alencar, teve a oportunidade de apresentar uma palestra sobre “Aditivos e Agentes de Cura” e demonstrar as vantagens do uso do aditivo PavCON® 317-2C em concretagem de PUC, em rua em frete a UNIPAMPA, com concreto da SUPERTEX e execução da Escala Engenharia.

 

Além dos agentes de cura: TopCON® PUC Inicial, base acrílico, para a cura primária, após o adensamento e sarrafeamento do concreto, antes do alisamento (float) e fim de pega (endurecimento ao tato), auxiliando no acabamento e eliminando a necessidade de molhagem superficial com água e TopCON® PUC Final, base parafina, posteriormente ao serviço de texturizado (vassourada) e desaparecimento do brilho na superfície (água de exsudação).

Foram usados 64 m3 de concreto, com fck de 40 MPa, fckM,k de 4,2 MPa e abatimento classe S 160.

Quer saber mais? Visite nosso site: www.adco.com.br

Tags cura pavimento de concreto PUC

Agradecemos a Presença de Nossos Parceiros e Amigos na Nossa Primeira Exibição na 15ª Edição do CONCRETESHOW! Até o Próximo Encontro!

Saiba mais

Diretor Executivo da ADCO Participa do Congresso INOVAÇÕES EM MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO no CONCRETESHOW, Discutindo a Nova Tecnologia de Aditivos Concentrados e Seus Benefícios Econômicos e Ambientais

Saiba mais

ADCO Celebra Jubileu de Ouro (50 anos da IBRACON) e Participa do 63º Congresso Brasileiro do Concreto em Brasília: Visite Nosso Estande na Feira Brasileira da Construção em Concreto de 11 a 14 de Outubro!

Saiba mais

ADCO lança nanossílica líquida para concreto

Saiba mais

ADCO Exibe Seu Portfólio Completo de Aditivos para Concreto na Feira Virtual do Renomado Instituto em Abril de 2021

Saiba mais

ADCO participa do 64º Congresso Brasileiro do Concreto

Saiba mais

Newsletter

Receba por e-mail notícias e releases da ADCO